Vigilância epidemiológica promoveu curso teórico em imunização.

Publicado em: 13/04/2018 12:27
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Autor: Anailton Batista
Vigilância epidemiológica promoveu curso teórico em imunização.

Enfermeira Karine com as profissionais de saúde que participaram do Curso.

A secretaria municipal de saúde, por meio da vigilância epidemiológica, promoveu o curso teórico de imunização.

O curso  teve duração de 20 h e ocorreu entre os meses de Março e abril, sendo ministrado pela enfermeira Karine Fernandes de Oliveira e contou com a participação de 14 profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham no município, onde  ao final do curso os participantes obtiveram seus certificados.

O PROGRAMA:

Criado em 1973 o Programa Nacional de Imunização do Governo Federal oferece imunobiológicos ativos (vacinas) e passivos (soros e imunoglobulinas).  Ambos servem para prevenir várias doenças que no passado causaram muitas sequelas e mortes na população em geral e também para tratar agravos como no caso de acidentes com animais peçonhentos (picadas de cobras, escorpiões entre outros) e a acidentes pós-exposição ao vírus da raiva (que pode acontecer depois de mordida ou arranhadura de qualquer animal mamífero: cão, gato, morcego, boi, cavalo, macaco).

As vacinas encontram-se disponíveis em todas as unidades de Saúde do Município, onde se segue o Calendário de Vacina do Ministério da Saúde e os soros e imunoglobulinas ficam armazenadas no Pronto Atendimento Municipal.

Para Karine esses cursos são muito importantes para os profissionais que atuam nesse setor, pois a dinâmica dos imunobiologicos é muito grande. Durante o ano ocorrem várias mudanças no calendário de vacinação e sempre incluem novas vacinas.

Os cursos promovem atualização e garantem a qualidade e segurança do serviço de imunização do município.