FARMÁCIAS E DROGARIAS FARÃO PLANTÃO DE 24 HORAS A PARTIR DE JANEIRO DE 2019.

Publicado em: 25/09/2018 10:29
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: Kidao
FARMÁCIAS E DROGARIAS FARÃO PLANTÃO DE 24 HORAS A PARTIR DE JANEIRO DE 2019.

Na manhã dessa segunda-feira dia (24), aconteceu uma importante reunião na Prefeitura Municipal entre a Secretária de Saúde Ivoni Pelegrinelli, o Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária e os proprietários de Farmácias e Drogarias de nosso Município.

A reunião, teve como objetivo regularizar o atendimento ininterrupto à comunidade, com plantões de 24hs em sistema de rodízio. Portanto, os empresários do ramo terão que se adequar as normas exigidas na Lei Federal nº. 5.991/1973:

No âmbito do município de Iguatemi/MS, o Código Sanitário (Lei nº. 853/2001), verbera em seu art. 188, o seguinte:

“As farmácias e as drogarias serão obrigadas a exercer plantão, pelo sistema de rodízio, para atendimento ininterrupto à comunidade, obedecendo a normas expressas na legislação pertinente, cabendo ao distrito sanitário da respectiva administração regional o estabelecimento de escala periódica”.

Apesar da existência da Legislação, que determina o plantão 24 horas, tal situação não ocorre em nosso município. Portanto a partir de janeiro de 2019, as farmácias e drogarias atenderão 24hs, obedecendo um sistema de rodízio.

Desta forma a população local terá acesso, se necessário for, ao atendimento e compra de medicamentos, em caso de doença. A impossibilidade de adquirir um medicamento por não encontrar uma farmácia ou drogaria aberta, muitas vezes pode causar danos irreparáveis à saúde. Afinal, quem já não passou pela situação de ter um membro da família ou pessoa próxima adoentada e, não encontrar nenhuma farmácia ou drogaria em funcionamento no período noturno ou na madrugada

De acordo com o Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária de Iguatemi, Paulo Amaral, a escala de plantões será divulgada a partir de dezembro de 2018