PREFEITURA ESTÁ RECONSTRUINDO A BARRAGEM DA “USINA PIRAY”.

Publicado em: 13/11/2018 16:34
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Autor: Anailton Batista
PREFEITURA ESTÁ RECONSTRUINDO A BARRAGEM DA “USINA PIRAY”.

A prefeita de Iguatemi Patrícia Nelli Margatto, cumprindo com um compromisso assumido com a população, está comemorando o avanço das obras de reconstrução da barragem, a readequação e reforma do maior cartão postal do município – o Parque Natural Municipal Piray, destruída pelas fortes chuvas que caiu no município em 2015. A obra está sendo executada através da secretaria municipal de desenvolvimento econômico e meio ambiente, com apoio da secretaria de obras e infraestrutura.

Estão sendo investidos nesta obra, mais de 89 mil reais de recursos próprios, com uma economia 11 mil reais na concorrência licitatória, já que o valor inicial seria de 100 mil reais com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente de Iguatemi, destinado exclusivamente para investimentos no setor ambiental no município.

Além da reconstrução da barragem, também serão feitos adequações e melhorias no local, como a pintura da barragem, casa de máquinas e muretas e a colocação de placas indicativas e a colocação de novas placas de boas vindas aos visitantes e ainda a revisão de toda parte elétrica e hidráulica do Parque. A obra contempla ainda, novas cercas de tela e alambrados, gradil com dois metros de altura, com o intuito de coibir o acesso de turistas e banhistas na área das comportas, um corrimão nas laterais da barragem dará mais segurança até a proximidade das comportas e também uma passarela em tela de aço expandida, bem como guarda corpos para acesso às comportas centrais.

A praia de areia será recuperada, bem como a renovação da areia da quadra de vôlei a fim de dar mais condições de uso nesses locais.

A população já está voltando a frequentar o local nos finais de semana, e neste último (10), a prefeita esteve, juntamente com o vice-prefeito Genésio Boamorte, acompanhando os trabalhos no local, acompanhada dos secretários Delsio Sovernigo (Desenvolvimento e meio ambiente) e Edson Palla (Obras e Infraestrutura), além do engenheiro da prefeitura Maximiano Nogueira e Moreira. Nesta ocasião ela recebeu os parabéns de diversas pessoas que estavam no local que falaram da importância do resgate deste local que serve, além de ponto turístico, um balneário natural e ainda para festividades para toda família.

“Estamos muito felizes em estar devolvendo o Parque Piray para a nossa população, pois, com o rompimento da barragem, também havíamos perdido o nosso maior cartão postal e parte da história da nossa cidade” disse a prefeita Doutora Patrícia.

Os trabalhos estão avançados, já com parte da barragem reconstruída e ainda com o aterro do local levado pelas águas. A previsão é de término ainda para este ano, para que a população possa utilizar o Parque já nas festividades alusivas ao fim de ano.