MERENDEIRAS DO MUNICÍPIO PARTICIPARAM DE CONCURSO DE PRATOS SAUDÁVEIS.

Publicado em: 11/11/2019 21:56
Autor: kidao
MERENDEIRAS DO MUNICÍPIO PARTICIPARAM DE CONCURSO DE PRATOS SAUDÁVEIS.

Com o objetivo de valorizar e incentivar as merendeiras que atuam na Rede de Ensino Municipal, a Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento promoveram na noite do sábado (09/11), na sede do Conviver “Lírios do Vale”, o 1º Concurso de Receitas Saudáveis da Merenda Escolar.

O concurso contou com a participação de 6 instituições de ensino da rede municipal de educação. As 12 cozinheiras participantes mostraram habilidade e criatividade, desenvolvendo pratos nutritivos e apetitosos, demostrando que uma refeição saudável pode e deve estar ligada à uma alimentação de qualidade.

Antes do início do concurso, a Prefeita Patrícia Margatto, no uso da palavra, teceu inúmeros elogios a todas as servidoras que trabalham nas escolas cuidando da alimentação dos alunos. “Quero agradecer a todas vocês merendeiras pelo belíssimo trabalho, pela dedicação e o carinho com nossas crianças. Desejo boa sorte nesse concurso. Tenho certeza que os pratos estão deliciosos, parabéns”, falou a Prefeita.

Essa ação faz parte de um projeto que vem sendo desenvolvido ao longo do ano em conjunto com a Itaipu Binacional, Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento da Região Sul de MS CONISUL, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, Convênio Educação Ambiental e Cultura “Linha Ecológica” e Prefeitura Municipal de Iguatemi. Ao todo foram inscritas 6 receitas, representando 6 instituições de ensino do município. As receitas foram elaboradas pelas cozinheiras em parceria com os diretores e coordenadores.

A Secretária De Educação Rosangela Socovoski, responsável por conduzir o evento, ressaltou que alguns ingredientes utilizados já fazem parte da listagem usual da merenda escolar, enquanto outros ingredientes estão sendo experimentados para incrementar ainda mais a alimentação escolar. “Nosso maior compromisso é com nossas crianças. Queremos oferecer o melhor sempre! Pra gente é muito importante incluir alimentos da agricultura familiar como couve-flor, brócolis, dentre outros vegetais que muitas vezes são desconhecidos por nossos alunos”, Ressaltou a Secretária.

Para incentivar a criatividade na hora de produzir a receita, as merendeiras receberam treinamentos ministrados pela bióloga Sirlei, da Secretaria de Desenvolvimento, e da responsável técnica do PNAE Josiane Giaretta, em relação ao aproveitamento integral dos alimentos, redução do desperdício e técnicas culinárias. As oficinas de capacitação também contaram com o apoio da cozinheira da Escola Tancredo Neves Marinete Espíndola e da nutricionista Sharmilla Palla.

“Eu sempre tive o sonho de fazer uma noite gastronômica relacionando os assuntos alimentação e sustentabilidade e hoje estamos aqui nesse evento maravilhoso fruto de muito trabalho e dedicação. Gostaria de agradecer ao Secretário Delsio pelo total apoio, à Secretária de Educação Rosângela pela parceria e a nossa Prefeita Patrícia Margatto pela oportunidade”, declarou a Bióloga Sirlei Costa Souza.

Para a nutricionista Josiane o evento é resultado da parceria entre as secretarias, comunidade escolar e sociedade: “Esse evento é resultado de um esforço muito grande e envolve muitas pessoas. Os encontros que realizamos foram muito proveitosos pois através deles temos a oportunidade de trocar nossos saberes. Gostaria de agradecer à bióloga Sirlei, que conseguiu inserir nosso município nessa formação, à gerente técnica do CONISUL Edna, à Secretária de Educação Rosângela, que nos deu o maior apoio, desde o incentivo para as capacitações até na produção do evento, aos diretores e coordenadoras da rede municipal de ensino, que foram muito ativos durante o processo, aos secretários Delsio e Chrislayne que nos apoiaram durante as capacitações, aos nossos patrocinadores que representam o interesse da nossa sociedade com nossas crianças, à toda comunidade escolar pelo prestígio e principalmente às cozinheiras, que presentearam à plateia presente com pratos muitos saborosos e cheio de amor. Enfim são muitas pessoas a agradecer e nós da comissão organizadora sentimos a sensação de dever cumprido”, ressaltou a nutricionista Josiane.

Na ocasião, as receitas foram apresentadas a cinco jurados, onde foram avaliados os critérios aparência, sabor, textura e aroma. Os pratos também passaram por uma análise técnica que avaliou a composição nutricional, o aproveitamento integral dos alimentos, a utilização de ingredientes da agricultura familiar e a aplicabilidade da receita na merenda escolar.

A Escola Salvador Nogueira, representada pelas Cozinheiras Ivone Essy e Zilda Dal Bem e pela diretora Sonia Trevisan, foi a vencedora com uma receita bem brasileira: farofa nutritiva. As cozinheiras receberam uma premiação em dinheiro no valor de R$500,00 cada uma e a Escola recebeu um Vale Kit cozinha, para equipar a cozinha da escola. Também participaram do concurso equipes das escolas Tancredo Neves e Arco Íris, CEMEI Rosa Vitorelli, CEI Menino Jesus e CEI São José.

As Cozinheiras que participaram foram: Marisa e Maria - Arco-Íris, Teodócia - Creche Rosa Vitorelli da Cruz, Janete, Rosane e Valdete - Tancredo Neves, Ordalia e Persila - Creche Menino Jesus, Marli e Cleri - Creche São José, Ivone e Zilda - Salvador Nogueira

Prestigiaram o evento, a Prefeita Patrícia Margatto, o Presidente da Câmara Jesus Milane de Santana, Vereador Ricardo Ribeiro, Vereadora Miriam Krenczinski, Vereadora Rose Boscarioli, Vereador José Moreira, a Secretária Municipal de Governo Ivoni Pelgrinelli, a Secretária Municipal de Educação Rosângela Socovoski, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Delsio Sovernigo, a Secretária Municipal da Assistência Social Chrislayne Martins e o Procurador Jurídico da Prefeitura Municipal Atinoel Cardoso.

CONFIRA FOTOS