Prefeitura Municipal de Iguatemi-MS
  Segunda-feira, 20 de outubro de 2014
   Home
   Executivo
   Secretarias
   Departamentos
   História
   Estrutura
   Dados Econômicos
   Dados Sociais
   Notícias
   Turismo
   Galeria de Fotos
   Vídeos
   Legislação
   Utilidade Pública
   Webmail
   Links
   Downloads
   Balanços
   Orçamentos
   Licitações
   Transparência Pública
   IPTU On-line
   ISS Online (NF-e)


QUALIFICAÇÃO DO JOVEM PARA O FUTURO
Prefeitura de Iguatemi e Governo do Estado entregam certificados aos alunos do Projovem Trabalhador.
Terça-feira, 5 de novembro de 2013

EGÍDIO VIEIRA
ALUNOS DO PROJOVEM TRABALHADOR DE IGUATEMI RECEBERAM CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO.

Na última sexta-feira (dia 31), o Governo do Estado através do CIAT (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) e a Prefeitura de Iguatemi através da Funtrab entregaram certificados para os jovens beneficiados com a qualificação social e profissional do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, às 19 horas, no Anfiteatro da Escola Salvador Nogueira.

Participaram da ocasião o prefeito José Roberto Felippe Arcoverde, a Vice-prefeita Doutora Rose, o gerente do CIAT de Iguatemi – Clodoaldo Bonkoski, os vereadores Jesus Milane de Santana e Carlinhos “Magro”, o advogado Dr. Carlinhos representando o Deputado Estadual de Iguatemi – Lidio Lopes, além da Diretora executiva da Funtrab – Lirce Cânepa do Couto e Vagner Massaranduba – Presidente do Instituto Semear (Executora do Projovem).

Ao todo, cerca de 63 jovens de Iguatemi, no perímetro urbano e no rural no Assentamento Nossa Senhora onde os jovens daquela comunidade também participaram do Programa.

ENTENDA O PROGRAMA:

O Governo do Estado, visando ao atendimento da juventude sul-mato-grossense, buscou junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), programas voltados à juventude, quando aderiu ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens, na modalidade Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã, com uma meta de 5.500 jovens de 18 a 29 anos em 39 Municípios do Estado, com objetivo de ampliar o atendimento aos jovens excluídos da formação profissional, permitindo que a juventude sul-mato-grossense receba qualificação profissional, tenha acesso a ações de cidadania e inserção no mundo do trabalho. No Estado, a gestão do Programa é de responsabilidade da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab).

Puderam participar do Projovem Trabalhador, as pessoas de 18 a 29 anos, em situação de desemprego e com renda per capita de um salário mínimo. Durante seis meses, no decorrer dos cursos, além do auxílio financeiro de R$100,00, lanche diário e transporte, os estudantes receberam o kit estudantil contendo mochila, estojo, lápis, caneta, borracha, apontador, caderno, crachá e duas camisetas com identificação do Programa.

Na execução das ações de qualificação social e profissional foram abordados temas transversais como: equidade de gênero, elevação da escolaridade, gestão pública, terceiro setor, português, inglês e matemática, com carga horária total de 350 horas, sendo 100 horas/aula de qualificação social e 250 horas/aula de qualificação profissional.

Para o desenvolvimento das ações de qualificação social e profissional, foram selecionadas quatro entidades, contratadas para executar os cursos: Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (Fapec), Instituto Semear de Educação Profissional, Instituto Sealp e Instituto de Tecnologia em Educação, Administração e Política (Iteap). No Estado, foram ministrados os seguintes arcos ocupacionais: Administração (uma turma no Auxiliadora e outra na cidade), Comércio, Telemática e Beleza e Estética.

O Projovem Trabalhador tem como objetivos estratégicos preparar o jovem para ocupação com vínculo empregatício ou para outras atividades produtivas geradoras de renda por meio da qualificação. Outro objetivo é a inserção de, nomínimo, 30% dos jovens qualificados no mundo do trabalho.

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: Anailton Batista – com colaborações de Cláudia Yuri – Funtrab

    
17/10 - Prefeitura de Iguatemi transforma em área de lazer a região da “Ponte Velha” e eleva ponte do rio Panduí.
15/10 - “Cerimônia de Entrega dos Certificados de Dispensa do Serviço Militar.”.
13/10 - “Programa Novo Olhar, visitou Amambai em grande confraternização”.
10/10 - Secretaria de Educação, através da Educação Infantil, promoveu 1ª Mostra de Teatro Infantil.
09/10 - A Secretaria Municipal de Saúde realizará Coleta de Preventivo de Colo de Útero e Exame Clínico de Mama.
   Fale Conosco
   Agenda de Eventos
   Programas Sociais
Você aprova o novo modelo da Feira do Leite, aberta para todos?
Sim, ótima iniciativa!
Não, não concordo!
Profissionais de saúde de Iguatemi recebem treinamento para diagnosticar e tratar a Hanseníase.
Prefeitura Municipal de Iguatemi - Mato Grosso do Sul