Segunda-feira, 20 de outubro de 2014

QUALIFICAÇÃO DO JOVEM PARA O FUTURO
Prefeitura de Iguatemi e Governo do Estado entregam certificados aos alunos do Projovem Trabalhador.
Terça-feira, 5 de novembro de 2013

EGÍDIO VIEIRA
ALUNOS DO PROJOVEM TRABALHADOR DE IGUATEMI RECEBERAM CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO.

Na última sexta-feira (dia 31), o Governo do Estado através do CIAT (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) e a Prefeitura de Iguatemi através da Funtrab entregaram certificados para os jovens beneficiados com a qualificação social e profissional do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, às 19 horas, no Anfiteatro da Escola Salvador Nogueira.

Participaram da ocasião o prefeito José Roberto Felippe Arcoverde, a Vice-prefeita Doutora Rose, o gerente do CIAT de Iguatemi – Clodoaldo Bonkoski, os vereadores Jesus Milane de Santana e Carlinhos “Magro”, o advogado Dr. Carlinhos representando o Deputado Estadual de Iguatemi – Lidio Lopes, além da Diretora executiva da Funtrab – Lirce Cânepa do Couto e Vagner Massaranduba – Presidente do Instituto Semear (Executora do Projovem).

Ao todo, cerca de 63 jovens de Iguatemi, no perímetro urbano e no rural no Assentamento Nossa Senhora onde os jovens daquela comunidade também participaram do Programa.

ENTENDA O PROGRAMA:

O Governo do Estado, visando ao atendimento da juventude sul-mato-grossense, buscou junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), programas voltados à juventude, quando aderiu ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens, na modalidade Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã, com uma meta de 5.500 jovens de 18 a 29 anos em 39 Municípios do Estado, com objetivo de ampliar o atendimento aos jovens excluídos da formação profissional, permitindo que a juventude sul-mato-grossense receba qualificação profissional, tenha acesso a ações de cidadania e inserção no mundo do trabalho. No Estado, a gestão do Programa é de responsabilidade da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab).

Puderam participar do Projovem Trabalhador, as pessoas de 18 a 29 anos, em situação de desemprego e com renda per capita de um salário mínimo. Durante seis meses, no decorrer dos cursos, além do auxílio financeiro de R$100,00, lanche diário e transporte, os estudantes receberam o kit estudantil contendo mochila, estojo, lápis, caneta, borracha, apontador, caderno, crachá e duas camisetas com identificação do Programa.

Na execução das ações de qualificação social e profissional foram abordados temas transversais como: equidade de gênero, elevação da escolaridade, gestão pública, terceiro setor, português, inglês e matemática, com carga horária total de 350 horas, sendo 100 horas/aula de qualificação social e 250 horas/aula de qualificação profissional.

Para o desenvolvimento das ações de qualificação social e profissional, foram selecionadas quatro entidades, contratadas para executar os cursos: Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (Fapec), Instituto Semear de Educação Profissional, Instituto Sealp e Instituto de Tecnologia em Educação, Administração e Política (Iteap). No Estado, foram ministrados os seguintes arcos ocupacionais: Administração (uma turma no Auxiliadora e outra na cidade), Comércio, Telemática e Beleza e Estética.

O Projovem Trabalhador tem como objetivos estratégicos preparar o jovem para ocupação com vínculo empregatício ou para outras atividades produtivas geradoras de renda por meio da qualificação. Outro objetivo é a inserção de, nomínimo, 30% dos jovens qualificados no mundo do trabalho.

Fonte: Anailton Batista – com colaborações de Cláudia Yuri – Funtrab

17/10 - Prefeitura de Iguatemi transforma em área de lazer a região da “Ponte Velha” e eleva ponte do rio Panduí.
15/10 - “Cerimônia de Entrega dos Certificados de Dispensa do Serviço Militar.”.
13/10 - “Programa Novo Olhar, visitou Amambai em grande confraternização”.
10/10 - Secretaria de Educação, através da Educação Infantil, promoveu 1ª Mostra de Teatro Infantil.
09/10 - A Secretaria Municipal de Saúde realizará Coleta de Preventivo de Colo de Útero e Exame Clínico de Mama.