Prefeito visita produção de Urucum, no Rancho Loma

Publicado em: 12/04/2010 09:19
Fonte/Agência: Por Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
Prefeito visita produção de Urucum, no Rancho Loma

Impulsionados pelo interesse da indústria na produção, principalmente de corantes, quatro produtores do Assentamento Rancho Loma, a 40 km de Iguatemi, estão investindo parte de suas terras para o cultivo do Urucum. A produção ainda é bastante tímida - cerca de 2,5 alqueire - em todo o assentamento. Mas, para o presidente da associação de produtores local, Robison Wolffugran, é o início do cultivo no assentamento. “Ainda é cedo, estamos começando agora no ramo. Creio que é uma oportunidade muito interessante para cultivar, pois existe um mercado aberto e necessitado” disse o presidente. José Roberto (PSDB), prefeito de Iguatemi, esteve semana passada visitando dois sítios onde está sendo produzido o Urucum. José Roberto conversou com produtores e conheceu a forma de plantio do Urucum. No ano passado, a prefeitura doou 5 mil mudas de colorau. Ailton Cardoso da Silva foi um dos produtores que aderiram ao cultivo. Com cerca de um alqueire plantado, espera realizar sua primeira colheita daqui cinco meses. “Tenho que ir buscar mais informações de como realiza o cultivo” prevê o produtor. Com 440 pés em sua propriedade, o produtor poderá colher aproximadamente 2,2 tn do pó da semente da planta, a matéria prima. Segundo ele, o rendimento por colheita poderá ser de R$ 10 mil/alqueire. As mudas levam em média um ano para reproduzir e a expectativa é que cada uma produza até cinco quilos de urucum. O produto é utilizado principalmente pela indústria alimentícia na produção de corante natural. O trabalho com o Urucum começou através de uma iniciativa do vereador Barbosa (PSDB), que levou um grupo de produtores para conhecer o cultivo em outras cidades. Além do conhecimento, os produtores receberam uma ajuda da Prefeitura de Iguatemi para iniciar o plantio. “Pena que nem todos aderiram” lamenta o vereador. Porém, Barbosa espera o sucesso da colheita de quem plantou, o que irá incentivar outros produtores. O próximo passo, conforme Barbosa, será o auxilio técnico para a colheita. O vereador se prontificou em levar os produtores até uma das cidades referencias no cultivo no estado, como Nova Andradina ou Ivinhema. “Agora é o principal momento de auxiliar os produtores: a colheita” disse. Atualmente, 80% das famílias que vivem no Assentamento Rancho Loma têm na produção de leite, sua principal fonte de renda.