Gestores de saúde do Cone Sul se reuniram em Iguatemi com direção do CEONC

Publicado em: 01/03/2013 08:18
Fonte/Agência: Vilson Nascimento
 Gestores de saúde do Cone Sul se reuniram em Iguatemi com direção do CEONC

Secretários e funcionários do setor de saúde de seis municípios da região Cone Sul de Mato Grosso do Sul mantiveram, essa semana, uma reunião com membros da direção do CEONC (Centro de Oncologia de Cascavel), unidade de saúde especializada em combate ao câncer, com sede na cidade de Cascavel, no Paraná. Participaram da reunião, que teve como sede a cidade de Iguatemi, além dos anfitriões, gestores de saúde dos municípios de Eldorado, Mundo Novo, Tacuru e Jutí e Itaquiraí. Segundo a secretária de saúde de Iguatemi, Dra. Ivone Nabhan Pelegrinelli, o objetivo do encontro foi apresentar aos novos gestores de saúde, o atendimento prestado pelo CEONC a população da região Cone Sul de Mato Grosso do Sul. De acordo com Dra. Ivone, atualmente os municípios de Iguatemi, Eldorado e Mundo Novo já enviam pacientes regularmente para receber atendimento na unidade de saúde, que atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e é especializado no combate a vários tipos de câncer, porém a meta do CEONC é estender esse atendimento para mais municípios da região Cone Sul de MS. Segundo a Secretaria de Saúde de Iguatemi, há quatro anos a Prefeitura local envia pacientes para receber atendimento especializado no CEONC, em Cascavel e inclusive mantém uma casa de apoio na cidade paranaense para abrigar os pacientes que necessitam de quimioterapia e precisam permanecer por determinado tempo em tratamento naquela cidade. Segundo a secretária de saúde, Dra. Ivone Pelegrinelli, pelo menos uma vez por semana uma Van da Prefeitura se desloca para Cascavel levando pessoas para receber atendimento no CEONC. “A meta, com a reunião, foi buscar uma maior aproximação entre os municípios da região e o centro de atendimento especializado para facilitar o transporte dos pacientes e viabilizar formas de atender um número ainda maior de pessoas de nossa região”, informou Dra Ivone.