Iguatemi é contemplado com um médico do Programa Mais Médicos do Governo Federal.

Publicado em: 13/02/2014 14:33
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de Comunicação da Prefeitura

Mato Grosso do Sul vai receber 41 novos profissionais da terceira etapa do programa Mais Médicos e Iguatemi está contemplado com um destes profissionais. A portaria que define a distribuição das vagas nas cidades do estado foi publicada na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial da União (DOU).

Segundo a publicação, os novos médicos devem atuar nas cidades de Amambai, Angélica, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Batayporã, Bodoquena, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Eldorado, Guia Lopes, Iguatemi, Itaquiraí, Jardim, Laguna Carapã, Miranda, Mundo Novo, Novo Horizonte do Sul, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Taquarussu.

Segundo o Ministério da Saúde, os médicos brasileiros devem chegar aos municípios em fevereiro, já os intercambistas devem chegar às cidades no mês março, após aprovação no módulo de avaliação do programa.

MAIS MÉDICOS

O programa Mais Médicos foi lançado em 8 de julho pelo governo federal. Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados.

Os médicos estrangeiros que participam do programa só podem atender nas unidades básicas de saúde da rede pública.

O secretário municipal de Saúde de Iguatemi, Agnaldo dos Santos Souza comemorou a conquista e enfatizou que “A vinda de um dos médicos do Programa Mais Médicos para Iguatemi é uma conquista da Administração municipal que mobilizou esforços das suas equipes no cadastramento da proposta que foi aprovada, vindo a contemplar a nossa cidade entre tantas outras milhares”.

Para o prefeito Zé Roberto, o significado de mais um médico atendendo a população através deste programa Federal terá um significado muito grande, o de conseguir melhorar a qualidade de vida e com isso promover mais saúde para a população. “Estávamos disputando com milhares de municípios e graças à um esforço da nossa administração em buscar mais este médico, conseguimos sermos contemplados” finalizou o prefeito.

Em relação ao novo médico conquistado para Iguatemi pelo Mais Médico, de acordo com o secretário de saúde, ainda não foi definido o local que o médico atenderá. “Será necessário fazermos uma avaliação das regiões mais carentes de médicos para definir a lotação dele” disse o secretário Agnaldo Zorba.

Recentemente, o prefeito contratou outro médico que está atendendo no Posto de Saúde da Vila Operária.