Secretaria de Saúde promoveu Atualização de procedimentos do SISVAN aos agentes de saúde.

Publicado em: 19/02/2014 11:36
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura, com a colaboração de Josiane Gieretta

A prefeitura municipal de Iguatemi, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na última quarta-feira dia (12), na Câmara Municipal, uma atualização com os Agentes Comunitários de Saúde sobre os procedimentos já realizados junto ao SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional).

A enfermeira Maria Olavinda de Sousa e a nutricionista do NASF Josiane Giaretta explanaram sobre o atendimento oferecido mensalmente para coleta de dados para esse sistema. Segundo Maria Olavinda, essa atualização compõe o calendário de atividades previstas no planejamento anual da saúde de Iguatemi.

“Esse encontro com parte da equipe de saúde fortalece as ações em saúde pública no município e nos aprimora para atendermos a demanda com maior grau de satisfação”, comenta a enfermeira.

De acordo com a nutricionista Josiane “o matriciamento é uma atividade de planejamento dos serviços que cruza funções sob caráter de gestão participativa, na qual estão envolvidos diversos profissionais. Essas atividades de troca de experiências e informações ajudam no nosso crescimento profissional visando sempre melhorar o atendimento à população”.

O curso, que teve inicio às 13hs, tratou de temas como o acolhimento do usuário no serviço de saúde até a sistematização do atendimento nos dias de “pesagem”, como é conhecido o dia em que as mães levam seus filhos até as unidades de saúde para acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança.

A secretaria de saúde investiu em equipamentos antropométricos de qualidade que atenderão todas as unidades de saúde. “Esses novos equipamentos ajudarão a melhorar o atendimento e a coleta de dados, dando maior credibilidade ao serviço das Agentes Comunitárias de Saúde que executam essas atividades mensalmente”, comenta a nutricionista.

Maria Olavinda ressalta que a secretaria de saúde está em ativa movimentação para adquirir mais equipamentos, visando modernizar todas as unidades de saúde. “Nossa meta é que cada unidade tenha seu kit de pesagem, contendo balança infantil e adulta digitais, antropômetros, colchonetes e fitas antropométricas; explica a enfermeira.

As pesagens para acompanhamento infantil acontecem todo mês em todas as ESFs. Procure sua unidade de saúde ou seu Agente Comunitário de Saúde e informe-se sobre essa atividade. Valorizar o diagnóstico nutricional é ter atitude de vigilância!