Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Atendimento: 2ª à 6ª, das 7:00h às 13:00h (MS)
(67) 3471-1130

VIGILÂNCIA SANITÁRIA REALIZA APREENSÃO DE PRODUTOS IMPRÓPRIOS PARA O CONSUMO


Publicado em: 18/06/2017 11:00
Fonte/Agência: Comunicação Social
Autor: Renato Souza
VIGILÂNCIA SANITÁRIA REALIZA APREENSÃO DE PRODUTOS IMPRÓPRIOS PARA O CONSUMO

Após notificação aos estabelecimentos que possuem açougues, para se absterem de vender linguiça tipo caseira sem registro no órgão competente, bem como de expor a venda carne previamente moída, o Departamento de Vigilância Sanitária, procedeu nesta sexta-feira, dia 16, vistoria nos aludidos estabelecimentos, a fim de verificar o cumprimento das normas sanitárias e de direito do consumidor.

 

 A ação visa tirar de circulação produtos de origem animal sem procedência, manipulados ou acondicionados de maneira indevida, podendo colocar em risco a saúde da população.

 

De acordo com as informações do Coordenador da Vigilância Sanitária, Paulo Amaral, “o trabalho de notificação e orientação já acontece há algum tempo e os comerciantes tiveram prazo para se adequar. O interessante é que nenhum comércio do município foi flagrado vendendo linguiça sem inspeção ou carne previamente moída, após a notificação”.  

 

“Todas as pessoas que quiserem trabalhar com produtos de origem animal, têm que passar pelo órgão competente, para que a venda seja de acordo com a legislação, obtendo o selo do SIM; SIE ou SIF”, esclarece o Coordenador.

 

O nosso município já conta com Serviço de Inspeção Municipal – SIM, devendo os interessados procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de segunda à sexta-feira, das 07 às 13 horas, para se adequarem as normas sanitárias.

 

Durante a fiscalização, foi realizada a apreensão de 4,342 kg de carne de carneiro sem inspeção, e ainda apreensão de produtos com prazo de validade expirado.

 

Foi lavrado Termo de Apreensão e incineração dos produtos apreendidos, o proprietário foi notificado a se abster de vender produtos em desacordo com as normas sanitárias e de direito do consumidor. A carne apreendida foi incinerada na caldeira do frigorifico Agroindustrial Iguatemi e os outros produtos enviados a usina de reciclagem, onde foram destruídos.

 

Todo esse procedimento normalmente é realizado na presença da pessoa que tem o produto apreendido. Neste caso, proprietário não quis participar da ação.