YELTSIN JACQUES CONQUISTA OITAVO OURO DO BRASIL NO MUNDIAL DE PARIS. EDELSON ÁVILA FOI O GUIA.

Publicado em: 13/07/2023 13:14
Autor: Anailton Batista

Depois de uma quarta-feira com dez medalhas, a quinta-feira também amanheceu dourada para o Brasil em Paris. O sul-mato-grossense Yeltsin Jacques, com o guia (também de MS), Edelson Ávila, conquistou a oitava medalha de ouro do país no Mundial de atletismo paralímpico, ao vencer a prova dos 1.500m da classe T11, com 4min03s83, novo recorde do campeonato.

Atual campeão paralímpico nos 1.500m T11 (deficiência visual), Yeltsin Jacques unificou os títulos e agora também é campeão mundial da prova. Para vencer em Paris, ele superou a concorrência de outros cinco atletas na final. Um de seus principais adversários na final seria o também brasileiro Júlio César Agripino, medalhista de ouro em Dubai 2019, mas o corredor não completou a prova porque a guia (cordão que une o atleta e o atleta-guia) quebrou logo após a largada.

Sem Agripino, Yeltsin sobrou na prova e venceu com mais de quatro segundos de diferença para o segundo colocado. O brasileiro anotou 4min03s83, novo recorde da competição. O japonês Kenya Karasawa foi prata, com 4min08s26, enquanto o polonês Aleksander Kossakowski levou o bronze, com 4min08s34. Dessa forma, Yeltsin conquistou sua segunda medalha nesta edição do Mundial de atletismo paralímpico, depois de ter sido bronze nos 5.000m T11.

PALAVRA DO CAMPEÃO

“Muito feliz com o resultado. Sensação de missão cumprida. Não estava muito em ritmo de competição, mas conseguimos fazer um bom trabalho junto com toda a nossa equipe multidisciplinar. A rivalidade com o japonês [Kenya Karasawa] é muito boa dentro da pista, porque somos amigos fora dela. Eu fiquei na frente o tempo todo, mas sabia que ele iria vir atrás. Mas meu biotipo e minha genética me ajudam bastante, consigo ser rápido na chegada. Eu sabia que se chegasse nos últimos 500 metros na frente, dificilmente perderia. Agora é ajustar os detalhes para os próximos desafios. No ano que vem, teremos dois ouros aqui em Paris se Deus quiser”, afirmou o atleta, que nasceu com baixa visão.

O prefeito Lídio Ledesma parabenizou o campeão sul-mato-grossense Yeltsin Jacques e também o guia, que é atleta iguatemiense. “Para nós, sul-mato-grossense é um orgulho muito grande, pois além de sermos destaque internacional também temos o Edelson Avila que é da nossa terra, da nossa cidade representando muito bem”, destacou o prefeito de Iguatemi.