Planejada a preservação da memória de Iguatemi

Publicado em: 18/08/2009 10:19
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Planejada a preservação da memória de Iguatemi

O Conselho Municipal de Turismo de Iguatemi sugeriu ao prefeito José Roberto Arcoverde a implantação de um museu, que pode ser instalado no antigo Paço Municipal, resgatando a memória iguatemiense, com acervo a ser colocado no prédio que o Município doou para a Igreja Católica.

De acordo com o presidente do Conselho - Militão Viriato Batista Neto. O projeto a ser desenvolvido com a participação e apoio do Ministério de Turismo e da Secretaria Estadual e Municipal do Turismo tem como objetivo.

No museu da história de Iguatemi, a idéia é reunir peças como fotografias, manuscritos, documentos, artesanato, instrumentos e máquinas agrícolas rudimentares, armamentos que retratam a guerra do Paraguai e a ocupação territorial da região, além de exemplares que típicos que ajudam a lembrar a formação da cultura local.

A Gerência de Desenvolvimento Econômico está elaborando um projeto que visa a exploração da bacia dos rios Iguatemi, Panduy e Jogui. No Piray a intenção é montar o museu da antiga usina geradora de energia, como alternativa para visitação e praticas de esporte e recreação ecológica.

Há plano de levar de volta a unidade geradora da usina ao Parque Municipal do Piray para servir como objeto de contemplação aos visitantes, dando uma opção a mais de lazer. As ações devem ser previstas no Orçamento Municipal de 2010.

CALENDÁRIO

Como meta imediata a equipe esta trabalhando na elaboração do calendário de eventos.  Na feira do leite que acontecerá em dezembro próximo já esta definida amostra de objetos, fotos que registram a historia de fundação de Iguatemi, e apresentação de danças típicas como o chupim.