Em Iguatemi, hiperdia leva 100 idosos ao PSF

Publicado em: 17/11/2009 17:01
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Em Iguatemi, hiperdia leva 100 idosos ao PSF

Mais de 100 idosos participaram das atividades do hiperdia, na manhã desta terça-feira, no posto de saúde da Vila Rosa. A ação é promovida mensalmente após determinação feita pelo prefeito José Roberto Arcoverde (PSDB) para a Gerência Municipal de Saúde.

O hiperdia é dedicado aos hipertensos, com reuniões para repasse de informações e medições de pressão, que fazem parte do controle médico aos pacientes, no Posto de Saúde da Família (PSF) da Vila Rosa. A outra atividade direcionada aos idosos é a medição de altura e a pesagem.

Neste mês, para proferir palestra a convidada foi a dentista Patrícia Margato, já que o tema escolhido pelo grupo de profissionais e pacientes foi a saúde bucal. Houve também um trabalho enfatizado em relação a prevenção e controle do diabete, com a medição do nível de insulina, através do teste de glicemia (a atividade também serviu para lembrar o dia nacional de combate à doença, que é 24 de novembro).

A enfermeira responsável pelo PSF da Vila Rosa, Ludelça Ledesma, disse que a Gerência Municipal de Saúde tem desempenhado o seu papel. “Estamos ajudando a prevenir doenças e estamos oferecendo informações suficientes para que todos tenham uma vida saudável”, declarou.

Além do atendimento no chamado hiperdia, os hipertensos estão sendo estimulados a sair do sedentarismo, fazendo exercícios físicos e caminhadas, tais como a caminhada às 6 horas da manhã, em todas segundas, quartas e sextas-feiras.

O atendimento das enfermeiras deixou satisfeitos os pacientes atendidos, como a aposentada Izalina da Silva Gomes, 67 anos. “Tenho pressão alta e tomo medicamentos para controlar a pressão e este hiperdia nos proporciona também a fazer outros exames e nos ajuda a cuidar da saúde de maneira correta, pois até sugestão para uma dieta estou levando para casa”, afirmou.