José Roberto entrega ambulância no Assentamento Auxiliadora

Publicado em: 23/02/2010 15:48
Fonte/Agência: Por Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
José Roberto entrega ambulância no Assentamento Auxiliadora

“Uma grande conquista para a comunidade” assim definiu o prefeito de Iguatemi, José Roberto (PSDB) durante a entrega da nova ambulância que irá atender o Assentamento Nossa Senhora Auxiliadora, a 65 km do município.

A entrega aconteceu na manhã de segunda-feira (22) no Posto de Saúde da Família local, com a presença da secretária de saúde, Dra. Ivone Pelegrinelli, e representantes do assentamento.

A Toyota Hilux, toda equipada, ficará a disposição da comunidade. Conforme a secretária, a nova ambulância trará mais comunidade e eficiência no transportes de pessoas enfermas.

“É um carro que oferece mais conforto; os moradores serão transportados com mais segurança. Para atender uma comunidade tão distante tem que ser um carro bom e que agüente as constantes viagens” disse.

Manoel Bernardo Nascimento, 49 anos, presidente da Associação dos Pequenos Produtores do assentamento destacou atuação do prefeito em atender a uma antiga solicitação dos moradores.

“Será muito útil a ambulância no assentamento; há muito tempo vínhamos pedindo uma ambulância; e o prefeito trouxe para nos. Temos que agradecer ao prefeito” disse.

Conforme a Secretaria de Saúde os transporte de enfermos é diário e os principais destinos são as cidades de Navirai, Dourados, Campo Grande, Cascavel (PR) e Iguatemi. O carro chega a percorrer mil quilômetros em uma semana.

Saúde como prioridade
Com uma unidade do PSF (Posto de Saúde da Família) a comunidade do assentamento recebe um atendimento à saúde invejável. Durante a semana, o posto chega a realizar 70 consultas médicas, cerca de 30 procedimentos odontológicos, além de todo amparo as mais diversas doenças, como câncer, onde o paciente é levado para a cidade de Cascavel, uma referencia em oncologia.

O
posto desenvolve também as mais diversas campanhas de prevenção e tratamento de doenças como diabete e hipertensão. O quadro de funcionários conta com 4 agentes comunitários, 1 dentista, 1 auxiliar de dentista, 2 enfermeiras padrão, 1 médico, 1 técnico de enfermagem e uma recepcionista.

“Tudo que um posto realiza, nos também fazemos aqui!” disse a secretaria, destacando que mesmo com a distância, o assentamento conta com um bom trabalho.

O assentamento conta com 330 famílias; grande parte sitiante, aproximadamente 250 famílias. No pequeno vilarejo, habitam cerca de 80 famílias.