Iguatemi terá investimento de R$ 4 milhões para Sistema de Esgoto

Publicado em: 05/04/2010 14:56
Fonte/Agência: Por Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
Iguatemi terá investimento de R$ 4 milhões para Sistema de Esgoto

A Empresa de Saneamento do MS, Sanesul, deu início às obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Iguatemi. As máquinas da empresa ConstruBras Comércio e Construções - responsável pela execução da obra – já estão realizando a terraplanagem do terreno onde será construído a sede da Estação de Tratamento de Esgoto, na Vila Nova Esperança. Ao todo serão investidos R$ 4 milhões na obra de ampliações dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto e de distribuição de água. Os recursos são provenientes do OGU (Orçamento Geral da União), por meio do PAC/Funasa, com contrapartida de 10% do governo estadual. A Sanesul é responsável pela elaboração dos projetos e pela fiscalização das obras, que vão se integrar ao sistema de saneamento já existente no município. A Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário prevê a implantação de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), de uma Estação Elevatória e de 19 quilômetros de redes coletoras de esgoto, que atenderá 611 ligações. A ETE terá 8 mil metros quadrados, com capacidade de recebimento de 40 mil litros/segundo, “o que equivale atender toda a população da cidade” ressaltou Brair José da Silva, encarregado pela obra. Brair ressaltou ainda que a purificação da água, depois de tratada, será de 95 a 98%. Em visita ao prefeito de Iguatemi, José Roberto Arcoverde (PSDB), para apresentar os projetos que a empresa visa executar na cidade, Brair destacou a importância da obra. "Esta obra será muito grande. Depois de Dourados, Iguatemi é aonde está sendo aplicado o maior investimento em todo o estado" disse. Empregos A ConstruBras criou um cadastro de profissionais para trabalhar durante as obras. Estão sendo abertas de início 40 vagas. A inscrição para o cadastro acontece no CIAT (Centro Integrado de Atendimento ao Consumidor). Em momentos de pico, a empresa espera gerar 60 empregos diretos. Desempregado, Paulo de Souza representa os demais trabalhadores que vê na obra uma boa oportunidade de garantir um emprego. “Tomara que me chamem” disse ansioso pela convocação. Conforme Mozart, engenheiro da ConstruBras, Iguatemi é dividido em quatro Micro Bacias, criado de acordo com a topografia e as bacias hidrográficas da cidade. Esta obra irá atender a Micro Bacia 1. A previsão de entrega da obra é de 18 meses. “Esperamos entregar antes do tempo previsto” ressaltou o engenheiro. Sanesul A Sanesul já havia investido o valor de R$ 716 mil para a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água, com a perfuração de um poço tubular profundo, com substituição de adutoras (tubos que conduzem a água aos reservatórios), dentre outras melhorias.