PREFEITURA DE IGUATEMI CONQUISTA NOTA 9,5 EM TRANSPARÊNCIA NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS

Publicado em: 16/01/2018 17:56
Fonte/Agência: Comunicação Social
Autor: Renato Souza

A Prefeitura de Iguatemi conquistou nota 9,5 em transparência de gastos, a informação foi dada pela Rede de Controle da Gestão Pública e pelo Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul durante a divulgação do 4º Ranking Estadual dos Portais da Transparência, elaborado a partir da avaliação dos sites dos 79 municípios e do governo do estado. A ação foi deflagrada pela necessidade de incentivar maior publicidade na administração pública e o controle social das receitas e despesas, prevenindo-se a prática de corrupção.

O Índice Estadual de Transparência, que é a média das notas dos municípios em uma escala de 0 a 10, teve uma melhora significativa entre as avaliações realizadas pelos órgãos de controle, incluindo Iguatemi, que de uma nota de 2,8 na primeira avaliação, saltou para 9,5 nessa última.

A melhoria é atribuída à ampla publicidade dada às avaliações e às ações adotadas para que se possa dar maior transparência ao investimento dos recursos do município.

Critérios de avaliação - Os dados apresentados foram colhidos dos sites mantidos pelos Executivos Municipais e Estadual do Mato Grosso do Sul (MS) na internet, avaliando-se adequação à legislação e aderência às boas práticas de transparência pública dos órgãos brasileiros de controle. As pesquisas nos sítios eletrônicos foram realizadas em novembro deste ano (semana de 6/11 a 10/11/2017). O exame foi realizado mediante a aplicação de um questionário padrão formulando com base n a legislação vigente.

Para fins de avaliação, atribuiu-se ponto para os quesitos do questionário formulado que tiveram como resposta “Sim” e nenhum ponto para os quesitos com resposta “Não”.

“Quero agradecer a toda minha equipe por essa nota, isso demonstra nosso compromisso e responsabilidade na gestão dos recursos públicos e vamos continuar melhorando ainda mais e dando mais transparência ainda aos atos de nossa administração, pois, somos uma prefeitura séria e transparente”, afirmou a Prefeita Patricia Nelli Margatto.

*Texto elaborado com a colaboração da Assessoria de Comunicação do MPF-MS

Clique e acesse o Portal da Transparência da Prefeitura de Iguatemi.