Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Atendimento: 2ª à 6ª, das 7:00h às 13:00h (MS)
(67) 3471-1130

SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA PAIS PARA SÍNDROME CONTAGIOSA ENTRE CRIAÇAS DE ATÉ 5 ANOS.


Publicado em: 11/05/2022 12:04
Fonte/Agência: Ascom - Anailton Batista
Autor: Ascom - Anailton Batista
SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA PAIS PARA SÍNDROME CONTAGIOSA ENTRE CRIAÇAS DE ATÉ 5 ANOS.

A secretaria municipal de saúde de Iguatemi, através da vigilância epidemiológica emitiu um alerta para chamar atenção e orientar pais e cuidadores de crianças nos primeiros cinco anos de vida.

Trata-se de uma síndrome denominada “mão-pé-boca”, que é uma doença contagiosa causada pelos vírus Coxsakie e Enterovírus e acomete principalmente crianças de até 5 anos.

Os sintomas são:

Febre, mal-estar, falta de apetite, vômitos, diarreia, pequenas bolhas nas palmas das mãos e plantas dos pés, lesões na boca e garganta. No geral a situação do quadro dura até 7 dias e não apresenta gravidade. Nesse período recomenda-se alimentos pastosos como purês e mingaus, pois são mais fáceis de engolir. Também é necessário manter a hidratação durante todo o dia, por meio de água ou sucos naturais (sucos com moderação).

Como evitar a doença:

Manter boa higienização do ambiente, lavar as mãos com frequência (principalmente após trocar as fraldas, caso a criança ainda faça uso); não compartilhar mamadeiras, talheres ou copos; descartar corretamente em lixeiro fechado, fraldas e lenços descartáveis; evitar o contato da criança doente com demais crianças e procurar atendimento médico caso necessite de medicamento ou o quadro não melhore.

MAIS INFORMAÇÕES, CLIQUE AQUI