Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Atendimento: 2ª à 6ª, das 7:00h às 13:00h (MS)
(67) 3471-1130

REUNIÃO COM FAMÍLIAS ATENDIDAS PELA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REFORÇOU A CAMPANHA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL.


Publicado em: 22/10/2025 10:18
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: Comunicação
REUNIÃO COM FAMÍLIAS ATENDIDAS PELA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REFORÇOU A CAMPANHA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL.

Na tarde dessa terça-feira 21 de outubro, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenação do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, reuniu as todas as famílias inscritas no Cadastro Único para participarem de uma importante palestra. O evento, teve seu início às 14h, e foi realizado na quadra coberta localizada no pátio da própria Secretaria de Assistência Social. Presentes, a Vice-prefeita Patrícia Margatto, representando o Prefeito Lídio Ledesma, a Secretária Municipal de Educação Rosângela Socovoski, a Coordenadora do CRAS Márcia Campos Souza, a Coordenadora do CREAS Regina Bozza e a Vereadora Miriam Krenczynski. A Secretária Social e Primeira-dama Cecília Welter Ledesma, em viagem, não pôde estar presente.

A reunião, contou com a participação de 203 famílias e aproximadamente 260 pessoas no total. Durante o encontro, após a composição da Mesa de Honra, a convite do cerimonialista da Assessoria de Comunicação Adilson Raldi, fizeram uso da palavra a Vice-prefeita Patrícia Margatto e a palestrante Maristela Borges de Souza Saravi Auditora Fiscal do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego. Em suas falas, ressaltaram a importância da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil, que visa conscientizar as famílias sobre as consequências negativas do trabalho infantil. Antes da palestra, aconteceram belas apresentações culturais, dos alunos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A palestrante, falou sobre o trabalho infantil no Brasil e procurou alertar as famílias para a importância de garantir o direito das crianças e adolescentes de estudar, brincar e se desenvolverem plenamente. “A legislação proíbe o trabalho infantil e, além de ilegal, é uma prática que prejudica a saúde e o desenvolvimento das crianças. O que a Lei permite é o trabalho dos 14 aos 24 anos, na condição de aprendizagem. É fundamental manter as crianças no ambiente escolar. “Deixar crianças trabalharem é prejudicial em todas as áreas, não só física, mas também psicológica e social”, esclareceu Maristela.

Após a palestra, a Coordenadora do CRAS Marcia Campos Souza, a Secretária de Educação Rosangela Socovoski, a Enfermeira Carol Vasconcelos e Mara Antunes repassaram diversas informações e orientações referentes ao programa e reafirmaram a importância de se cumprir as condições exigidas. Explicaram sobre o acompanhamento familiar de saúde e a necessidade de estarem atualizando o cadastro anualmente. No encerramento, a Coordenadora do CREAS, Regina Bozza agradeceu a palestrante e todas as famílias que compareceram ao evento.